Manhã | |
8h30 | Abertura dos trabalhos |
9h30 às 10h30 | Coordenadora: Maria Cristina Sampaio Silvana Serrani, UNICAMP Antologias, Discurso e Memória Rosineide de Melo, FSA História e memória: discursos da FSA Maria Cristina Sampaio, UFPE Memória e envelhecimento |
10h30 | CAFÉ |
11h00 às 12h30 | Coordenador: Anselmo Pereira de Lima Michele Viana da Silva, UFSCar Discurso político: negociação entre o público e o privado Adriana Pucci, PUC-SP/CNPq Oscilações enunciativas em relatórios de atendimento psicopedagógico Luciana C. Ferreira Dias, Unicamp A identidade nacional na textura do discurso antológico: antologias, discurso e memória Anselmo Pereira de Lima, PUC-SP/CNPq O processo de formação de gêneros via atividade egocêntrica |
12h30 | ALMOÇO |
Tarde | |
14h00 às 15h00 | Coordenadora: Sheila Vieira Grillo Beth Brait, PUC-SP/CNPq Memória e construção cultural do sentido Maria Inês Batista Campos, UNICSUL/PUC-SP Um enunciado concreto em forma de caixa modernista Sheila Vieira Grillo, USP Enunciados verbo-visuais na divulgação científica |
15h30 | CAFÉ |
16h30 às 18h00 | Coordenador: Paulo Stella Valdemir Miotello, UFSCar Conversando com Ponzio e aprendendo sobre Bakhtin Maria de Fátima F. Castro, UFU Dialogia e polifonia no discurso sobre o ensino aprendizagem de língua inglesa Paulo Stella, FSA, UMESP Alô! Quem é? A questão da interlocução na educação a distância |
18h00 | Pôsteres dos estudantes do grupo |
18h30 | Avaliação e Perspectivas para 2008 |
Apresentação dos pôsteres
1. André Luiz Covre, UNICAMP
A Quarta Onda: observações sobre a revolução da informação
2. Aline Maria Pacífico Manfrim, UNICAMP
Escolas diferentes: uma solução para a relação efetiva entre educação e sujeitos?
3. Diego Aparecido Alves Gomes Figueira, UFISCar
Intertextualidade e tradição nas histórias em quadrinhos contemporâneas: dialogismo e pensamento estético
4. Dionísio da Silva Pimenta, UFSCar
O texto literário e o contexto sócio-histórico: uma relação dialógica
5. Elaine Hernandez de Souza, PUC-SP
A construção dialógica dos discursos do trabalho artístico na fábula “a cigarra e as formigas”
6. Elisângela Vieira de Araújo, UNICSUL
Formação do leitor na escola pública: desafios da língua inglesa no ensino médio
7. Enio de Oliveira, UNICAMP
As vidas de poetas negros no ensino de literatura: um trabalho com o gênero biográfico
8. Flávia Sílvia Machado Ferraz, USP
Gêneros da divulgação científica na internet e uma nova instância dialógica
9. Fabrício César de Oliveira, UFSCar
A Dialogia do Homem Biopsicossocial: a Saúde no Brasil e os efeitos do Discurso de Humanização
10. Karina Penariol Sanches, USP
Relações dialógicas em artigos científicos de um periódico dedicado à Saúde e Segurança do Trabalho
11. Ludmila Mota de F. Porto, Maria Cristina Hennes Sampaio, Letras/UFPE; Kátia Magdala de Lima Barreto, Keyla Aguiar, Terapia Ocupacional/UFPE; João Pereira do Vale Neto, Comunicação Social/ UFPE
Habitus e memória-trabalho: o elo entre o passado e o presente, na busca por um envelhecimento saudável
12. Márcia Garbini Franco, PUC-SP
Elementos verbais e visuais reveladores de sujeitos e vozes sociais: um confronto sob constante tensão
13. Maria Suely Oliveira Goldstein, UNICAMP
A macroestrutura das antologias de contos populares de Romero e Cascudo: um estudo à luz da proposta multidimensional-discursiva
14. Rita Ladeia, UNICAMP
Antologias de contos e práticas pedagógicas para cursos de línguas no ensino médio: os OCNs em enfoque discursivo
15. Pedro Guilherme Orzari Bombonato, UFSCar
Linguagem e ideologia: relações lingüísticas que se dão a partir do discurso dos torcedores de times de futebol no Brasil