Notícias da II Jornada

Agradecemos a participação e o empenho acadêmico de todos os pesquisadores, estudantes e ouvintes!

Na assembléia geral realizada na Fundação Santo André, a líder do Grupo de Pesquisa, Profa. Dra. Beth Brait , junto com os pesquisadores definiram a data e o local da III Jornada: 14 de novembro de 2008, Universidade São Paulo.

Veja algumas fotos:

Apresentação de Pôster das mestrandas  Márcia Garbini  Franco e Elaine Hernandez Souza

Vídeo II Jornada - Beth Brait

II Jornada Linguagem, Identidade e Memória

Data: 23 de novembro  de 2007
Local: Centro Universitário Fundação Santo André
Horário: 9h00 às 19h00

II Jornada: Auditório do Colégio da Fundação Santo André.

Objetivo da II Jornada

Divulgar e discutir resultados de pesquisas dos membros do Grupo Linguagem, Identidade e Memória (CNPq/certificado pela instituição), desenvolvidas no período compreendido entre novembro de 2006 e outubro de 2007, cujos temas, métodos e teorias se configurem como Análise do Discurso, Análise dialógica do discurso e outras teorias que estabeleçam interfaces com Bakhtin e seu Círculo.

Pesquisadores
Beth Brait
Maria Cristina Hennes Sampaio
Maria Ines Batista Campos
Paulo Rogério Stella
Rosineide de Melo
Sheila Vieira de Camargo Grillo
Silvana Mabel Serrani-Infante

Estudantes
Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva
Anselmo Pereira de Lima
Aline Maria Pacífico Manfrim
Diego Aparecido Alves Gomes Figueira
Dionísio da Silva Pimenta
Elaine Hernandez de Souza
Elisângela Vieira de Araújo
Enio de Oliveira
Flávia Sílvia Machado Ferraz    
Karina Penariol Sanches
Ludmila Mota de F. Porto
Luciana Ferreira Dias
Márcia Garbini Franco
Maria de Fátima Fonseca Guilherme de Castro
Maria Suely Oliveira Goldstein
Rita Ladeia
Pedro Guilherme Orzari Bombonato

Programação:

 Manhã
 9h às 10h30 -  Mesa 1 - Apresentação e debate das pesquisas
 10h30 - Café
 11h00 às 13h00 - Mesa 2 - Apresentação e debate das pesquisas
 13h00 - Almoço
 Tarde
 14h30 às 16h00 - Mesa 3 - Apresentação e debate das pesquisas
 16h00 - Café - Pôsteres dos estudantes do grupo
 16h30 às 18h00 - Mesa 4 - Apresentação e debate das pesquisas
 18h às 19h00 - Perspectivas para 2008

Programação
Manhã
8h30Abertura dos trabalhos

9h30 às 10h30

Coordenadora: Maria Cristina Sampaio

Silvana Serrani, UNICAMP
Antologias, Discurso e Memória

Rosineide de Melo, FSA
História e memória: discursos da FSA

Maria Cristina Sampaio, UFPE
Memória e envelhecimento

10h30CAFÉ

11h00 às 12h30

Coordenador: Anselmo Pereira de Lima

Michele Viana da Silva, UFSCar
Discurso político: negociação entre o público e o privado

Adriana Pucci, PUC-SP/CNPq
Oscilações enunciativas em relatórios de atendimento psicopedagógico

Luciana C. Ferreira Dias, Unicamp
A identidade nacional na textura do discurso antológico: antologias, discurso e memória

Anselmo Pereira de Lima, PUC-SP/CNPq
O processo de formação de gêneros via atividade egocêntrica

12h30ALMOÇO

Tarde

14h00 às 15h00

Coordenadora: Sheila Vieira Grillo

Beth Brait, PUC-SP/CNPq
Memória e construção cultural do sentido

Maria Inês Batista Campos, UNICSUL/PUC-SP
Um enunciado concreto em forma de caixa modernista

Sheila Vieira Grillo, USP
Enunciados verbo-visuais na divulgação científica

15h30

CAFÉ

16h30 às 18h00

Coordenador: Paulo Stella

Valdemir Miotello, UFSCar
Conversando com Ponzio e aprendendo sobre Bakhtin

Maria de Fátima F. Castro, UFU
Dialogia e polifonia no discurso sobre o ensino aprendizagem de língua inglesa

Paulo Stella, FSA, UMESP
Alô! Quem é? A questão da interlocução na educação a distância

18h00

Pôsteres dos estudantes do grupo

18h30Avaliação e Perspectivas para 2008

Apresentação dos pôsteres

1. André Luiz Covre, UNICAMP
A Quarta Onda: observações sobre a revolução da informação

2. Aline Maria Pacífico Manfrim, UNICAMP
Escolas diferentes: uma solução para a relação efetiva entre educação e sujeitos?

3. Diego Aparecido Alves Gomes Figueira, UFISCar
Intertextualidade e tradição nas histórias em quadrinhos contemporâneas: dialogismo e pensamento estético

4. Dionísio da Silva Pimenta, UFSCar
O texto literário e o contexto sócio-histórico: uma relação dialógica

5. Elaine Hernandez de Souza, PUC-SP
A construção dialógica dos discursos do trabalho artístico na fábula “a cigarra e as formigas”

6. Elisângela Vieira de Araújo, UNICSUL
Formação do leitor na escola pública: desafios da língua inglesa no ensino médio

7. Enio de Oliveira, UNICAMP
As vidas de poetas negros no ensino de literatura: um trabalho com o gênero biográfico

8. Flávia Sílvia Machado Ferraz, USP
Gêneros da divulgação científica na internet e uma nova instância dialógica

9. Fabrício César de Oliveira, UFSCar
A Dialogia do Homem Biopsicossocial: a Saúde no Brasil e os efeitos do Discurso de Humanização

10. Karina Penariol Sanches, USP
Relações dialógicas em artigos científicos de um periódico dedicado à Saúde e Segurança do Trabalho

11. Ludmila Mota de F. Porto, Maria Cristina Hennes Sampaio, Letras/UFPE; Kátia Magdala de Lima Barreto, Keyla Aguiar, Terapia Ocupacional/UFPE; João Pereira do Vale Neto, Comunicação Social/ UFPE
Habitus e memória-trabalho: o elo entre o passado e o presente, na busca por um envelhecimento saudável

12. Márcia Garbini Franco, PUC-SP
Elementos verbais e visuais reveladores de sujeitos e vozes sociais: um confronto sob constante tensão

13. Maria Suely Oliveira Goldstein, UNICAMP
A macroestrutura das antologias de contos populares de Romero e Cascudo: um estudo à luz da proposta multidimensional-discursiva

14. Rita Ladeia, UNICAMP
Antologias de contos e práticas pedagógicas para cursos de línguas no ensino médio: os OCNs em enfoque discursivo

15. Pedro Guilherme Orzari Bombonato, UFSCar
Linguagem e ideologia: relações lingüísticas que se dão a partir do discurso dos torcedores de times de futebol no Brasil