Maria de Fátima Almeida
 

Contribuições da ADD para o ensino de leitura e a formação docente

 

 

 

 Maria de Fátima Almeida - UFPB

 

 

 

No contexto que problematiza e contempla a importância do ato de ler no âmbito educacional e nas discussões sobre a formação docente, faz-se necessário compreender o processo da leitura como forma de capacitação do sujeito para as experiências que perpassem o ambiente escolar, remetendo-o a uma leitura crítica do mundo em que vive, envolvendo as relações entre texto, autor, leitor e professor, sendo o último o mediador e peça chave no processo de formação desse leitor. Nesse sentido, o trabalho parte da seguinte questão-problema: como uma abordagem do gênero artigo de opinião, em âmbito de planejamento, pode contribuir para o ensinoaprendizagem de leituras dialógicas no ensino médio? Para respondê-la, elegemos os seguintes objetivos: GERAL: oferecer uma proposta didática que comporta o uso do gênero artigo de opinião em aulas de leitura. Quanto os objetivos específicos, destacamos: a) refletir sobre a possibilidade de abordagem deste gênero discursivo em sala de aula, com o intuito de promover e estimular leituras dialógicas e b) contribuir com discussões que aproximem a didática da língua das situações reais de uso da linguagem, já que as práticas de ensino precisam dar prioridade as atividades linguísticas de modo contextualizado e desconsiderar o estudo centrado apenas na estrutura de um sistema isolado e sem sentido, articulando, para tanto, as contribuições da Análise Dialógica do Discurso e ensino de leitura. Fundamentamo-nos pelos estudos da linguagem de Bakhtin (1992) e o Circulo e pelas propostas de Coelho (1984), Cosson (2006) e Zilberman (1995) e Almeida (2008/ 2011/2013) que refletem sobre o processo de formação do leitor, formação docente e a importância da leitura no contexto educacional, especificamente no ensino médio. Almejamos discutir possibilidades e abordagens de ensino e aprendizagem pautadas na leitura de gêneros discursivos que corroboram em leituras reflexivas e consequentemente na formação de um leitor crítico. O ato de ler dentro e fora da escola é o instrumento potente para sugerir atitudes e transformar as ultrapassadas em instrumentos de dinamização e aprofundamento do ensino e aprendizagem em todos os níveis. No que tange a proposta didática apresentada, partimos do princípio de que planejar é preciso e, no contexto da formação docente, investir em ações que ofereçam aos professores subsídios para uma prática cada vez mais reflexiva sobre o ensino de Língua Portuguesa é o que está na base deste trabalho. Nesses termos, o planejamento é uma prática imprescindível ao professor. Ele convoca concepções sobre ensino e objeto de ensino, assim como sobre experiências profissionais do docente e de outras ordens como, por exemplo, suas vivências nos cenários familiar e religioso. É um momento específico do fazer docente que requer compromisso com uma postura reflexiva sobre a construção do conhecimento em sala de aula. Torna-se oportuno mencionar que esta proposta didática é indicada para o 1º Ano do ensino médio, mas, dependendo da realidade da turma, poderá ser trabalhada no 2º Ano e no 3º Ano. Para o desenvolvimento desta proposta serão necessários três encontros divididos em uma semana, totalizando 05 h/a. Planejamos esta atividade para se realizar em um calendário escolar cujas aulas da disciplina de Português se distribuam em três dias da semana, total de cinco aulas por semana, seguindo a sequência de duas aulas no primeiro dia, duas aulas no segundo dia e uma aula no terceiro dia. É valido aqui ressaltar que esta sequência é passível de mudanças quanto à adequação das atividades em relação ao cronograma da escola no que diz respeito à distribuição das aulas durante a semana. A partir da proposta apresentada, no que diz respeito ao trabalho com o gênero artigo de opinião, destacamos que ele pode e deve ser usado em sala de aula no ensino-aprendizagem da leitura, tendo em vista que uma das tarefas da escola é formar leitores críticos e desenvolver neles a competência leitora. Sob esta perspectiva, o artigo de opinião possibilita a interação no ato de ler, que envolve a mobilização de conhecimentos prévios, a relação entre autor, texto e leitor para a construção de sentidos, proporcionando ir além da superfície textual numa atividade de procura de problematizar questões de autoria, objetivos do autor, tons valorativos, argumentação, ideologias, dentre outras reflexões acerca da constituição dialógica a que, em contextos de uso, este gênero se presta. A proposta partiu, também, da ideia de se trazer para sala de aula uma abordagem em torno do tema sobre a corrupção, visto que este é um assunto polêmico e muitas vezes é apresentado de forma minimizada, associando-se sempre à questões políticas, pois diferente da forma que está cristalizada no pensamento coletivo da sociedade, a corrupção é algo que está ligado, infelizmente, à nossa cultura e, portanto, não pode ser abortado da sala aula: espaço de construção crítica de conhecimentos. Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre teorias do discurso e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos do ensino médio cada vez mais críticos e reflexivos, privilegiando suas experiências de mundo e a expressão de seus pontos de vista, ao mesmo tempo em que proporciona ao ambiente de aprendizagem o estudo reflexivo da língua – eis o que define a prática de leituras dialógicas, leituras que politizam, que emancipam, que oportunizam a promoção de competências leitoras.

 

 

 

Palavras-chave: Linguagem. Dialogismo. Leitura. Formação docente. Planejamento didático.