Anderson Salvaterra Magalhães / UNIFESP

Memória da palavra: um exercício dialógico de análise lexicográfica

Resumo
Neste trabalho, o objetivo é discutir como o registro lexicográfico mobiliza valores socioculturais relevantes para a construção do discurso da brasilidade, a partir da comparação de uma entrada lexical em dois instrumentos linguísticos: Diccionario da lingua portugueza, composto pelo Padre Raphael Bluteau e reformado e acrescentado por Antônio de Moraes Silva, de 1789, e o dicionário digital Grande dicionário Houaiss da língua portuguesa. No caso estudado, três aspectos convergem. Em primeiro lugar, reconhece-se, assim como Bakhtin (2010a, p.354), que a língua registra uma memória própria que não se confunde com a memória dos sujeitos. Essa memória da língua constitui um potencial semântico que é ideologicamente atualizado no enunciado concreto. Em segundo lugar, na atualização enunciativa, conforme pondera Voloshinov/Bajtin (1997), compreende-se que aquilo que é tomado como conteúdo integra uma arena de negociação, ao passo que aquilo que lhe é estruturante figura como pressuposto ou subentendido. Em terceiro lugar, articulando os dois primeiros aspectos pontuados, identifica-se, na tarefa lexicográfica, um processo discursivo de permanente atualização semântica, uma vez que o registro em dicionário implica necessariamente um movimento metalinguístico (cf. BAKHTIN, 2010b) que convoca para o conteúdo do enunciado aquilo que, no fenômeno da linguagem, figura como potencialidade semântica. O registro lexicográfico, então, na condição de enunciado concreto de natureza metaverbal, não renuncia à orientação ideológica e, por isso, tanto mobiliza não apenas o potencial de sentido quanto fomenta a memória da língua.

REFERÊNCIAS

BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. 6. ed. Trad. Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, 2010a.

_____. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.

VOLOSHINOV, V. N. (BAJTIN, M. M.) La palabra en la vida y la palabra en la poesía. Hacia una poética sociológica. In: BAJTIN, M. M. Hacia una filosofía del acto ético. De los borradores y otros escritos. Trad. Tatiana Bubnova. Rubí (Barcelona): Anthropos; San Juan; Universidad de Puerto Rico, 1997, p.106-137.

Palavras-chave: Dialogismo; Memória da língua; Lexicografia; Brasilidade.