Maria Inês Batista Campos - USP

Políticas públicas e livros didáticos de língua portuguesa: possíveis diálogos?

Resumo
Em 2009, 50 mil estudantes de 15 anos realizaram provas de leitura para avaliação da competência nessa área. O índice alcançado no Brasil em leitura revelou uma melhora no ensino, mas ainda é um estágio muito crítico no domínio dessa competência. Esse indicador marca a importância da inclusão do Ensino Médio nos processos sistemáticos de avaliação. Tal procedimento ocorreu também com os livros didáticos de língua portuguesa para o Ensino Médio, avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático/ PNLD em 2011. Esta comunicação parte da hipótese de que o campo da cultura escolar, em muitas conjunturas, mantém relações privilegiadas com a produção do livro didático de língua portuguesa. Depois de recuperar diferentes momentos históricos dos documentos oficiais que norteiam a produção dos livros didáticos, pode-se analisar, na perspectiva bakhtiniana, algumas atividades didáticas de produção escrita com foco na argumentação em duas coleções aprovadas pelo último PNLD EM (2012), tendo como ponto de partida três perguntas: Considerando o livro didático um gênero do discurso, que relações se estabelecem entre seus interlocutores: orientações curriculares e guia do livro didático? De que modo as propostas didáticas de produção de redação respondem às exigências oficiais? Que critérios precisam ser articulados para a seleção do livro didático de português? Essa análise procura mostrar o quanto é imprescindível articular os conhecimentos linguístico-discursivos com o conhecimento dos diferentes documentos estabelecidos pelo Ministério da Educação, de modo que o professor possa escolher conscientemente um livro didático de língua portuguesa, que o acompanhará durante o ano escolar.

Palavras-chave: gênero discursivo; livro didático; língua portuguesa; diálogo

Public Policies and Portuguese language textbooks: possible dialogues?

Abstract
In 2009, 50 thousand fifteen-year-old students took reading tests for assessment of the competence in this area. The index reached by Brazil in reading revealed an improvement in the teaching, but it is still a very critical stage in the field of this competence. This indicator marks the importance of the inclusion of the High School in the systematic process of evaluation. This procedure also occurred with the Portuguese language textbooks for High School that were assessed by PNLD in 2011.This communication assumes the hypothesis that the field of school culture, in many conjunctures, has a privileged relationship with the production of Portuguese language textbooks. After retrieving different historical moments of the official documents that guide the production of textbooks, it can be analyzed, through the Bakhtinian perspective, some didactic writing activities focusing on argumentation in two collections approved by the last PNLD (2012), having three questions as the starting point: Considering the textbook a discourse genre, what relationships are established between its interlocutors: curriculum guidance and textbook guide? How do the didactic proposals of writing production meet the official requirements? What criteria must be interrelated to the selection of Portuguese textbook?
This analysis seeks to show how it is essential to articulate the linguistic-discursive knowledge with the knowledge of the various documents established by the Ministry of Education, so that the teacher can consciously choose a textbook of Portuguese language that will go along with him/her throughout the school year.

Keywords: Speech genres; Textbooks; Portuguese language; Dialogue