Título: Apreensão responsiva do discurso de outrem no gênero discursivo sermão religioso: uma análise dialógica

Participante: Pedro Farias FRANCELINO (UFPB)

RESUMO

O espaço discursivo em que se concretizam os enunciados da esfera religiosa de interação social é, por natureza, caracterizado por uma densa espessura ideológica e extremamente marcado pelos multifacetados posicionamentos dos sujeitos que aí se inscrevem. Essa densidade dialógica e ideológica reveste-se de uma maior complexidade quando o universo discursivo do sujeito produtor de linguagem é saturado por outras produções discursivas, provenientes de sua relação com seus interlocutores imediatos, nas interações cotidianas, e por sua relação com a exterioridade constitutiva, ou seja, com o conjunto de enunciados consolidados sócio-historicamente – o interdiscurso. Esta comunicação objetiva refletir sobre as formas de apreensão do discurso de outrem no gênero sermão expositivo, considerando os mecanismos linguísticos e enunciativo-discursivos mobilizados pelo sujeito para a construção de sentido(s) nesses enunciados. A perspectiva teórica adotada é da Teoria da Enunciação de Bakhtin (1993, 2000, 2005) e Volochínov ([1926] 1976, [1929] 1999) e a perspectiva linguístico-enunciativa de Jacqueline Authier Revuz, além dos postulados da Análise Dialógica do Discurso – ADD, representados pelos trabalhos de Brait (1997, 2005, 2006), Faraco (2001, 2003), Francelino (2007) e outros. A hipótese norteadora desta reflexão é a de que, mesmo se instaurando na ordem daquilo que Bakhtin (1983) considera como palavra autoritária, o discurso religioso concretizado no gênero sermão expositivo não se apresenta, em sua materialidade linguístico-enunciativa, como homogêneo ou até monofônico, mas deixa (entre)ver uma tessitura dialógico-polifônica que sustenta sua aparição, circulação e recepção nessa esfera de uso da linguagem.

PALAVRAS-CHAVE: Bakhtin e o Círculo. Discurso de Outrem. Discurso Religioso. Sermão Expositivo.

RESPONSIVE APPREHENSION OF THE SPEECH OF OTHERS IN THE DISCURSIVE GENRE RELIGIOUS SERMON: A DIALOGICAL ANALYSIS

ABSTRACT

The discursive environment in which are concretized the utterances from the religious sphere of social interaction is, by nature, characterized by an ideological density and is extremely marked by the multifaceted  positioning of the subjects which inscribes in there. This dialogical and ideological density is revested by a higher complexity when the discursive universe of the subject producer of language is saturated by other discursive productions, prevenient from your relation with his immediate interlocutors, on the daily interactions, and by your relation with the constitutive exteriority, that is, with the group of utterances consolidated socio-historically – the interdiscourse. This communication objectifies to reflect about the apprehension forms of the speech of others in the genre expositive sermon, considering the linguistic and enunciative-discursive mechanisms mobilized by the subject to the construction of these utterance’s meanings. The adopted theoretical perspective is the Theory of Enunciation of Bakhtin (1993, 2000, 2005) and Volochínov ([1926] 1976, [1929] 1999) and the linguistic-enunciative perspective of Jacqueline Authier Revuz, besides the postulates of the Dialogic Discourse Analysis – DDA, represented by the studies of Brait (1997, 2005, 2006), Faraco (2001, 2003), Francelino (2007) and others. The hypothesis that guides this reflection is the one that, even being established in the order of what Bakhtin (1983) considers as authoritarian word, the religious discourse concretized in the genre expositive sermon is not presented, in its linguistic-enunciative materiality, as homogeneous or even monophonic, but permits to glimpse a dialogic-polyphonic tessiture that sustains your apparition, circulation and reception in this sphere of language use. 

KEYWORDS: Bakhtin and the Circle. Speech of Others. Religious Discourse. Expositive Sermon.