Título: A enunciação bakhtiniana no romance "um erro emocional"

Participante: Juscelino PERNAMBUCO (UNIFRAN)

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo enunciativo no romance “Um erro emocional”, de Cristovão Tezza. A enunciação é um ato do autor-pessoa, do qual emana toda a narrativa, porém, esta é apenas um simulacro de mundo e, assim, instaura um narrador, responsável por dar voz a heróis, também enunciadores. Na visão bakhtiniana a língua é serva dos usos que o sujeito faz de seus recursos para enunciar seu discurso e, assim, enunciar-se para o outro e para o mundo. A enunciação imbrica-se com o enunciado de tal forma, que não se pode conceber um sem o outro, e esse fato, na análise de um romance, significa dizer que não se pode estudar a forma sem o conteúdo que a manifesta Desse modo, a enunciação de um enunciado literário só pode ser percebida e estudada na relação dialógica com as enunciações da mesma esfera. A metodologia desta pesquisa consistirá na busca do processo enunciativo do romance Um erro emocional, de Cristovão Tezza, com vistas a perceber como ele se construiu, visando a interagir socialmente com um autor-contemplador. Espera-se, com este trabalho, constatar que o romancista conseguiu trabalhar a enunciação, de modo a conseguir entrelaçar narrador e personagens de tal forma, que as vozes se confundissem pela imbricação do enunciado com a enunciação.

Palavras-chave: Bakhtin; enunciação; enunciado; romance Um erro emocional.

THE BAKHTINIAN ENUNCIATION IN THE NOVEL “AN EMOTIONAL MISTAKE”

ABSTRACT

This research aims at analyzing the enunciative process in the novel An emotional mistake, by Cristovão Tezza. The enunciation is an act of the impersoned author, which originates all the narrative, however, this is only the simulacrum of the world and, it brings a narrator, responsible for voicing the heroes, who are also enunciators. In the bakhtinian view, the natural language is servant of the uses the subject does of his resources in order to enunciate his discourse, thus enunciating for the other and the whole world. The enunciation embeds with the discourse in a way that one cannot be conceived without the other and, this fact, in the novel analysis, means that one cannot study the form without taking into account the content which is displayed by it. This way, the enunciation of a literary discourse can only be perceived and studied through the dialogical relation with similar discourses. The methodology of the present research aims at finding out the enunciative process of the novel An emotional mistake, written by Cristovão Tezza, with the objective of realizing how it was built, aiming at socially interacting with a contemplative actor. It is expected, with the present work, to notice that the novelist was able to work out the enunciation, consequently being able to entwine the narrator and the characters in a way that the voices would get mixed by the embedding of the discourse with the enunciation.

Keywords: Bakhtin; enunciation; discourse; An emotional mistake novel.