Título: O conceito de língua em Bakhtin e Volochínov e a atualização desse conceito nos PCNs
Participante: Sonia Sueli Berti SANTOS (UNICSUL)

Resumo

A proposta desta apresentação é a de inserir-se no tema proposto para o encontro do GT Estudos bakhtinianos, no Simpósio intitulado Estudos Bakhtinianos que tem como objetivo principal discutir a contribuição de Bakhtin e do Círculo para uma teoria da linguagem e para o ensino a partir da discussão do Conceito de Língua em Bakhtin e Volochinov. Buscaremos analisar qual é o conceito de língua prescrito nos documentos e como eles dialogam ou não com o conceito de língua para Bakhtin e Volochinov, as categorias de Volochinov sobre língua, bem com a questão de língua viva e social, observando sua definição nos documentos antigos e sua a atualização nos PCNs, bem como sua repercussão no ensino. Visa, também, observar o percurso evolutivo do conceito de língua nas primeiras obras que chegaram ao Brasil, tais como O Verdaderio Modo de estudar; Arte da Grammatica da Língua Portugueza; Grammatica philosophica da lingua portuguesa; o Parecer Reforma do Ensino Secundário e Superior de 1882; a Reforma do Ensino Primário (1883) e em compêndios de linguística (Mattoso Câmara, Silvio Elia, Todorov e outros) e em teóricos como Maria Helena Moura Neves, Marli Quadros Leite Diana Barros.

Palavras-chave: Estudos Bakhtinianos, Ensino, Língua, Teoria da Linguagem,

The concept do language in Bakhtin and Volochínov and its update in the PCNS

The purpose of this presentation is to enter into the proposed theme for the meeting of the GT Bakhtin Studies at the Symposium entitled Bakhtin Studies that aims to discuss the main contribution of the Bakhtin Circle and to a theory of language and teaching from discussion of the Concept of Language in Bahktin and Volochínov. Seek to analyze what is the concept of language prescribed in the documents and how they dialogue or not with the concept of language and Volochínov to Bakhtin, the categories of Volochínov about language and the question of social and living language, noting its definition in old documents and its update in the PCNs and their impact on education. Visa also observe the evolutionary path of the concept of language in the early works that arrived in Brazil, such as O Verdaderio Modo de estudar; Arte da Grammatica da Língua Portugueza; Grammatica philosophica da lingua portuguesa; o Parecer Reforma do Ensino Secundário e Superior de 1882; a Reforma do Ensino Primário (1883)and in textbooks of linguistics (Mattoso, Silvio Elia, Todorov e outros) and in theoretical as Maria Helena Moura Neves, Marli Quadros Leite; Diana Barros.

Keywords: Bakhtin Studies, Education, Language, Theory of Language