Título: Teatro em perspectiva dialógica: reflexões a partir de protocolos teatrais verbo-visuais*

Participante: Jean Carlos GONÇALVES (UFPR/PUC-SP/CNPq)

RESUMO

Esta comunicação, resultante de uma pesquisa de pós-doutorado, apresenta reflexões sobre a produção de sentidos para as aulas de teatro no ensino superior, a partir de protocolos de aula, produzidos por acadêmicos discentes, e realizados sob a condição da verbo-visualidade. A partir da Análise Dialógica do Discurso, pautada nas contribuições teóricas de Bakhtin e o Círculo, é possível olhar para os discursos verbo-visuais dos alunos sobre suas aulas práticas, dialogando com os diferentes sentidos para os quais apontam. O corpus é composto por protocolos de aula produzidos por acadêmicos discentes da disciplina Jogo Teatral e Improvisação I (2012/I), que integra a Graduação em Produção Cênica, da Universidade Federal do Paraná/Brasil. A dimensão verbo-visual abarca texto e imagem em um enunciado concreto, no qual verbo e visualidade são indissolúveis, e é sob esta ótica que os protocolos de aula foram desenvolvidos pelos sujeitos da pesquisa. Foram escolhidos para esta comunicação, aqueles protocolos que permitem reflexões sobre a esfera híbrida da aula de teatro, que relaciona o universo artístico e o acadêmico, a partir das práticas cênicas desenvolvidas entre e pelos alunos e professor. Em uma aula de teatro, arte e ciência encontram um ponto de convergência, e se constituem mutuamente no processo de conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Protocolos teatrais; Verbo-visual; Produção de sentidos; Bakhtin e o Círculo.

THEATRE IN DIALOGICAL PERSPECTIVE: REFLECTIONS FROM VERBAL-VISUAL THEATRICAL PROTOCOLS*

ABSTRACT

This communication which is the result of a post-doctoral research, presents reflections on the meaning production for theater classes in higher education from classroom protocols, produced by academic students, and conducted under the verbal-visuality condition. From the Dialogical Analysis of Speech, based on Bakhtin and the Circle's theoretical contributions, it is possible to have a look at the students' verbal-visual speech about their practical classes, establishing a dialogue with the different meanings they pointed. The corpus consists of classroom protocols produced by students of the academic discipline Theatrical Game and Improvisation I (2012 / I), which integrates the Undergraduate Scenic Production, Federal University of Parana / Brazil. The verbal-visual dimension encompassing text and image in a concrete enunciated in which the verb and visuality are indissoluble, and it is in this light that the protocols were developed by classroom research subjects. Were chosen for this communication, those protocols that allow reflections on the hybrid sphere of lecture theater, which relates the art world and academia, from the scenic practices developed between the students and the teacher. In a lecture theater, art and science are a convergence point, and constitute each other in the process of knowledge.

KEYWORDS: Protocols of theater; Verbal-visual; Meaning Production, Bakhtin and Circle.

*O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico  e Tecnológico – Brasil