Título: Formação do professor de línguas como prática política: Contribuição dos Estudos Bakhtinianos

Participante: Maria de Fátima Fonseca GUILHERME (UFU)

RESUMO
No escopo de pesquisas realizadas em Linguística Aplicada (LA), a formação de professores de línguas tem se constituído em uma área que nos permite olhar/refletir sobre a linguagem em suas diferentes formas, ou seja, em sua natureza/dimensão linguística, social, cultural, ideológica e política. Isso significa que esse olhar e essa reflexão, por conseguinte, tem nos interpelado a investigar a formação do professor de línguas como uma prática política. Investigar essa formação implica, levando-se em consideração a natureza inter/transdisciplinar da LA, pensar a constituição do professor dessas línguas pelo viés da discursividade, ou seja, possibilita que analisemos a formação do professor de línguas no entremeio da LA e da Análise Dialógica do Discurso (ADD), terminologia utilizada no Brasil para se referir aos estudos realizados por Bakhtin e o Círculo. A ADD, aporte teórico-metodológico em que a alteridade é concebida como constitutiva da linguagem e dos sujeitos, possibilita que pensemos a constituição da identidade desses sujeitos pela relação que estabelece com o(s) outro(s). Neste trabalho, mobilizarei algumas noções bakhtinianas como dialogismo, polifonia, sujeito, linguagem e enunciação para lançar um olhar sobre o aspecto social e ideológico da constituição do sujeito professor de língua na interação verbal com a linguagem e na construção de um auditório social que funda seu processo de formação. Esse entremeio pode, assim, contribuir para que possamos vislumbrar perspectivas outras para a formação do professor de línguas, inclusive de caráter intervencionista, na medida em que contempla o papel político desse professor no processo de ensino-aprendizagem de línguas.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores de Línguas; Linguística Aplicada; Estudos Bakhtinianos; Prática Política.

LANGUAGE TEACHER EDUCATION AS A POLITICAL PRACTICE: BAKHTINIAN STUDIES’ CONTRIBUTION

Maria de Fátima Fonseca GUILHERME (UFU)

ABSTRACT
In the scope of research developed in Applied Linguistics (AL), language teacher education has become an area in which it is possible to reflect about language in its different forms, that is, in its linguistic, social, cultural, ideological and political ones. That means that such reflection, consequently, has interpellated me to investigate language teacher education as a political practice. To investigate this education implies, taking into consideration the inter/transdisciplinary nature of AL, to analyse language teachers’ constitution on the bias of discursivity, that is, it makes possible to analyse language teacher education in the interim of AL and Dialogical Discourse Analysis (DDA), a Brazilian terminology which refers to the studies developed by Bakhtin and the Circle.  DDA, a theoretical and methodological framework in which alterity/otherness is conceived as a constitutive part of language and subjects, becomes an opportunity to contemplate and examine the constitution of these subjects’ identity by the relation they establish with the other(s). In this paper, some bakhtinian notions are mobilized – such as dialogism, polyphony, subject, language and enunciation – in order to turn our attention to the social and ideological aspect in the constitution of the language teacher in the verbal interaction with language and in the construction of a social audience that founds his/her educational process. So, we understand that the interim between AL and DDA may contribute to conjecture other perspectives to language teacher education, including interventionist ones, so that the political role of language teachers might be contemplated in the teaching-learning process.

KEYWORDS: Language Teacher Education; Applied Linguistics; Bakhtinian Studies; Political Practice.