Título: Contribuições da teoria dialógica do discurso para formação do professor / leitor

Participante: Maria de Fátima ALMEIDA – UFPB

RESUMO
A formação docente alcançou grande relevância em todos os domínios do conhecimento, nos últimos anos. Focamos na formação continuada que exige dos profissionais da educação uma atualização para utilizarem não só os recursos didáticos, mas também as diversas linguagens nas suas diferentes modalidades na escola. Apontamos as contribuições vivenciadas em escola do ensino médio com o objetivo de formar docentes e discentes para atuarem na sala de aula. Para isso foram utilizados gêneros como exemplo charges, poemas, canções e esses gêneros atraem a atenção dos alunos para leituras variadas e consequentemente das atividades propostas no processo de estudo da linguagem. A escolha teórica recai na orientação dialógica da linguagem, pautada em Bakhtin (1981 e 1997) e nas outras teorias do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, voltadas para a formação docente. A composição metodológica é construída por módulos, os quais atendem aos componentes curriculares da proposta em si, ao mesmo em que corroboram as orientações formuladas através dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM que organizam o trabalho na escola em todas as disciplinas. Como resultado, esperamos contribuir para formação de docentes capazes de realizar com eficiência a leitura do mundo tecnológico e modernizado. Na conclusão, enfatizamos a formação continuada como imprescindível para a melhoria do ensino de língua portuguesa e para formar cidadãos comprometidos com a educação de qualidade. Verificamos que a teria dialógica muito contribui para a formação continuada e permite que os profissionais de educação dominem não só a prática pedagógica, mas também as diversas linguagens que circulam nas diversas esferas da sociedade mediatizada atual.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem; Leitura; Ensino.

CONTRIBUTIONS OF DISCOURSE DIALOGICAL THEORY TO TEACHER/READER TRAINING

ABSTRACT
Teacher training has taken on great relevance in all areas of knowledge in recent years. We focus on continuous training, which demands that education professionals be up to date in order to use not only the teaching resources, but also the various language forms in their different modalities in the school. We point out the contributions experienced in secondary level education with the aim of training teachers and students to take part in the classroom. To this end we used genres such as cartoons, poems, songs, and these genres draw the attention of the pupils to various types of reading and as a result to the activities proposed in the study of language. The theoretical choice falls on the dialogical orientation of language proposed in Bakhtin (1981 and 1997), and on other theories of the teaching and learning of reading and writing, directed to teacher training. The methodological content is constructed by modules, which attend to the curricular components of the proposal itself, at the same time that they corroborate the guidelines formulated by the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM (National Curricular Parameters for Secondary Teaching) that organize school work in all the subjects. In the conclusion we stress continuous training as absolutely necessary for the improvement of Portuguese language teaching and for the training of citizens committed to education of quality. We show that dialogical theory contributes a great deal to continuous training and allows education professionals to dominate not only the practice of teaching, but also the diverse language forms that circulate in the diverse spheres of current mediated society.

KEY-WORDS: Language; Reading; Teaching.