Título: Sobre o dizer indireto

Participante: Renata Coelho MARCHEZAN (UNESP)

RESUMO

“O escritor é aquele que sabe trabalhar a língua situando-se fora da língua, é aquele que possui o dom do dizer indireto”. Mais uma vez, voltamos a essa afirmação de M. Bakhtin para refletir sobre seu significado e suas relações com outros conceitos, quer sejam os formulados em diferentes momentos da obra do autor, quer sejam aqueles teoricamente exteriores, mas também problematizados. Nesse caminho, destaca-se a noção de “exterioridade” (ou “exotopia”), com a qual examinamos a complexa relação entre o ‘eu’ e o ‘outro’ no ato de enunciação, na rede de enunciações projetada nos textos. A linguagem em ato constitui, organiza, estabiliza e desestabiliza as consciências – a consciência de si, a consciência do outro, a consciência de si por meio da consciência do outro; produz, enfim, os movimentos de constituição de identidade e alteridade. Ao tentarmos acompanhar Bakhtin, adentramos no mais das vezes a dimensão literária, com proposições que iluminam também o exame do texto não-literário. O aprofundamento da investigação leva-nos a relacioná-la com a noção de gêneros do discurso, mais especialmente, com a relação entre gêneros literários e não literários; para, depois, finalmente, buscarmos testar suas implicações para a análise de discursos e textos. Com as crônicas de Rubem Braga – celebrado, neste ano, pelo centenário de seu nascimento –, a reflexão teórica alcança a necessária concretude.

PALAVRAS-CHAVE: exterioridade; exotopia; gêneros do discurso; dialogismo.

ABOUT THE INDIRECT SPEECH

ABSTRACT

“The writer is the one who is able to work in a language placing himself outside language, who is endowed with the gift of indirect speech”. Once more, we direct to that M. Bakhtin’s assertion, in order to reflect on its meaning and its relations with other concepts, being the ones formulated in different moments of the author’s work, or those ones which are theoretically external, but also rendered problematic. In this way, the conception of “exteriority” (or “exotopy”) is outstanding, and with that we analyze the complex relation between the “self” and the “other” in the enunciation act, in the net of enunciations outlined in the texts. The language as an act constitutes, organizes, stabilizes and removes the stability of the consciousness – his own consciousness, the other’s consciousness, his own consciousness by means of the other’s consciousness; thus, it produces the movements for establishing the identity and the alterity. When we try to observe Bakhtin, we usually penetrate the literary dimension, with statements that also elucidate the investigation of the non-literary text. The investigation induces us to relate it to the conception of genres of discourse, more especially to the relation between the literary and non-literary ones, in order to finally try to give evidence of the implications of our consideration for the analysis of discourse and texts. With the narratives of Rubem Braga – being celebrated, this year, due to the centennial of his birth – the theoretical consideration reaches the necessary concreteness.

KEY-WORDS: exteriority; exotopy; genres of discourse; dialogism.