Título: A experiência com a linguagem em Bakhtin e Heidegger

Participante: Maria Cristina Hennes SAMPAIO, UFPE

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo examinar em que consiste a experiência com a linguagem, nos pensamentos de Bakhtin e Heidegger, partindo-se da premissa que uma coisa são os conhecimentos científicos e filosóficos que detemos sobre a linguagem e outra são as experiências pensantes que fazemos com ela: “historicamente a linguagem cresceu  a serviço do pensamento participativo” e “a linguagem é a casa do ser”. Enquanto nas ciências o caminho para o saber é subordinado ao método e é nele que reside todo o poder e a violência do saber, o caminho da experiência pensante com a linguagem pressupõe a escuta da palavra que vem ao nosso encontro, em sua essência vigorosa, enquanto saga do dizer e do ato responsável.Para tanto é preciso que percamos o hábito de só ouvir o que já compreendemos. Para Heidegger a linguagem fala, mas essa fala não cessa naquilo que é falado: o homem fala somente na medida em que ele responde à linguagem, ou seja, realiza o trabalho da escuta da linguagem.Em contrapartida, para Bakhtin, a palavra viva, a palavra completa, não designa meramente um objeto como uma entidade pronta, mas expressa a nossa atitude valorativa sobre ela, deixando, em aberto, aquilo que ainda está para ser determinado nela.Conclui-se que, para ambos os filósofos, a linguagem parece pertencer à mais próxima vizinhança do ser.

PALAVRAS-CHAVE: experiência; linguagem; Bakhtin; Heidegger.

THE EXPERIENCE WITH LANGUAGE IN BAKHTIN AND HEIDEGGER

ABTRACT

The present study aims to examine what is the experience with the language inBakhtin’s and Heidegger’s thoughts, assuming the premise that one thing arethe scientific and the philosophical knowledge we hold about language and the other are the thinking experiences that we do with it, since "historically language grew at the service of participatory thought" and "language is the house of being." While in science the path to knowledge is subordinate to the method and it is where all the power and violence of knowledge lies, the way of thinking experience with language requires listening to the word that comes to us, in its vigorous essence, while the saga of speaking and of the responsibly act. For that we need to lose the habit of only listening to what we already understand. For Heidegger the language speaks, but the speaking does not stop in what is spoken: the man speaks only to the extent that it responds to language, i.e., does the work of listening to the language. In contrast, for Bakhtin, the living word, the entire word, not merely designates an object as an ready entity, but expresses our evaluative attitude about it, leaving open, what is still to be determined therein. It is concluded that for both philosophers, the language appears to belong to the nearest neighborhood of the being.

KEYWORDS: experience; language; Bakhtin; Heidegger.