Título: Teoria dialógica da linguagem: O ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin

Participante: Miriam Bauab PUZZO/ UNITAU

RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é procurar articular a teoria de Bakhtin e do Círculo com a proposta pedagógica de ensino de gramática exposta nas notas recentemente publicadas de Mikhail Bakhtin “Dialogic origin and dialogic pedagogy of Grammar”, traduzido para o inglês em 2004,  e ainda pouco conhecido entre nós. Tais notas ilustram um aspecto de sua teoria voltada para a aplicação prática em sala de aula. Embora alguma prática dessa proposta não seja novidade para o ensino da gramática no Brasil, tendo em vista a obra de Othon M. Garcia Comunicação em prosa moderna (2000), é preciso pontuar aproximações e distanciamentos tendo em vista a teoria implícita que sustenta as reflexões de Bakhtin. Merece, portanto, discutir os conceitos de texto e enunciado concreto como ponto de referência para a concepção de práticas de aplicação da gramática, conforme sugere Bakhtin. Embora, neste texto, o autor não mencione sua teoria discursiva, ela está implícita nas sugestões de aplicação propostas por ele. Portanto, discutir tais peculiaridades propicia um aprofundamento da teoria dialógica e sua aplicação ao ensino.  Para cumprir essa proposta, recorre-se a aspectos comuns discutidos tanto por Garcia como por Bakhtin, pontuando a diferença: de um lado a gramática vista como recurso estilístico e de outro a gramática aplicada aos gêneros discursivos tendo em vista o conceito dialógico que amplia a proposta de Garcia estendendo-a ao contexto imediato de produção e circulação de enunciados, considerando o estilo individual e genérico.

PALAVRAS-CHAVE: teoria dialógica; gramática; ensino; discurso.

DIALOGICAL THEORY OF LANGUAGE: TEACHING OF GRAMMAR IN BAKHTIN’SPERSPECTIVE

ABSTRACT: The purpose of this research is to articulate Bakhtin and the Circle’s theory of language with pedagogical teaching of grammar exhibited in the recently published notes of Mikhail Bakhtin's "Dialogic origin and dialogic pedagogy of Grammar", translated into English in 2004, and still little known among us. These notes illustrate an aspect of his theory focused on the practical application in grammatical classes. Although some practice this proposal is not new to the teaching of grammar in Brazil, with a view to Othon M. Garcia’s work Communication in modern prose (2000), we must point out similarities and differences in view of the implicit theory that argues Bakhtin's reflections. Deserves, therefore, to discuss the concepts of text and concrete utterance as a reference point for the design of practical application of grammar, as Bakhtin suggests. Although, in this text, the author does not mention his discursive theory, it is implicit in the notes about grammar proposed by him. So discuss such peculiarities provides a deepening of dialogic theory and its application to education. To comply with this proposal, it resorts to both common aspects discussed by Garcia as for Bakhtin, punctuating the difference: on one hand seen as grammar and stylistic feature of the grammar applied to other genres considering the concept that extends the  Garcia’s consideration about parataxis and hipotaxis, on the other, extending it to immediate context of production and circulation of utterances,

considering the generic and individual style.

KEYWORDS: dialogical theory, grammar, teaching, discourse.