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Título: Teoria dialógica da linguagem: O ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin
Participante: Miriam Bauab PUZZO/ UNITAU RESUMO: O objetivo desta pesquisa é procurar articular a teoria de Bakhtin e do Círculo com a proposta pedagógica de ensino de gramática exposta nas notas recentemente publicadas de Mikhail Bakhtin “Dialogic origin and dialogic pedagogy of Grammar”, traduzido para o inglês em 2004, e ainda pouco conhecido entre nós. Tais notas ilustram um aspecto de sua teoria voltada para a aplicação prática em sala de aula. Embora alguma prática dessa proposta não seja novidade para o ensino da gramática no Brasil, tendo em vista a obra de Othon M. Garcia Comunicação em prosa moderna (2000), é preciso pontuar aproximações e distanciamentos tendo em vista a teoria implícita que sustenta as reflexões de Bakhtin. Merece, portanto, discutir os conceitos de texto e enunciado concreto como ponto de referência para a concepção de práticas de aplicação da gramática, conforme sugere Bakhtin. Embora, neste texto, o autor não mencione sua teoria discursiva, ela está implícita nas sugestões de aplicação propostas por ele. Portanto, discutir tais peculiaridades propicia um aprofundamento da teoria dialógica e sua aplicação ao ensino. Para cumprir essa proposta, recorre-se a aspectos comuns discutidos tanto por Garcia como por Bakhtin, pontuando a diferença: de um lado a gramática vista como recurso estilístico e de outro a gramática aplicada aos gêneros discursivos tendo em vista o conceito dialógico que amplia a proposta de Garcia estendendo-a ao contexto imediato de produção e circulação de enunciados, considerando o estilo individual e genérico. PALAVRAS-CHAVE: teoria dialógica; gramática; ensino; discurso. DIALOGICAL THEORY OF LANGUAGE: TEACHING OF GRAMMAR IN BAKHTIN’SPERSPECTIVE |
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