Título: Verbo-visualidade e construção de conhecimentos

PARTICIPANTE: Beth Brait

RESUMO

Esta apresentação tem como objetivo geral inserir-se no tema proposto para o encontro do GT Estudos Bakhtinianos, a realizar-se no 19 InPLA/5SIL - Contribuição de Bakhtin e do Círculo para uma teoria da linguagem. Para tanto, o tema específico, Verbo-visualidade e construção de conhecimentos, que dá continuidade às pesquisas a respeito da contribuição de Bakhtin e do Círculo para a leitura, análise e interpretação da verbo-visualidade, focalizará alguns enunciados de diferentes gêneros e diferentes esferas, nos quais a articulação verbo-visual, tecida na instância de produção, funciona, deliberadamente, como projeto de construção de conhecimentos, quer lógicos, ideológicos, emocionais ou de outra natureza, caracterizando-se, enquanto conjunto, como marca enunciativo-discursiva do produtor do conhecimento. Apenas para situar a questão, é possível exemplificar com dois procedimentos diferentes. Em alguns casos, o alvo é o destinatário e a necessidade de suprir suas carências, de forma que a articulação visual/verbal é ilustrativa, reiterando dimensões dadas pelo verbal, completando possíveis lacunas. Em outros, o alvo essencial é o objeto de conhecimento em construção. Nesses casos, a verbo-visualidade funciona de maneira a constituir o objeto de conhecimento, a partir de um ponto de vista teórico-metodológico que, sem a dimensão visual que interage constitutivamente com o verbal (ou vice-versa), acrescentando-lhe valores, não se dá a construção do objeto de conhecimento. Nem dos sujeitos da construção e da recepção.