Patrícia Souza da Silva (Mestranda-USP)

Neste trabalho, o objetivo é investigar as concepções linguístico-discursivas que fundamentam a produção de textos argumentativos em atividades didáticas do Caderno do Aluno proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Desde 2009, esse material faz parte da Proposta Curricular de melhoria do ensino, cujo desempenho demonstrado pelas avaliações externas de 2007 foi muito negativo.

A fundamentação teórica tem como base os conceitos de interação verbal (VOLOCHINOV, 1929), enunciado concreto (BAKHTIN, 1924, 1952-53; VOLOCHINOV, 1929) e texto (BAKHTIN, 1959-61), conforme postuladas por Bakhtin e o Círculo. Na análise do apostilado dirigido a 2ª série do Ensino Médio, os exercícios de produção de texto argumentativo enfocam a produção de um artigo de opinião, desenvolvida em duas etapas principais: a) identificação e elaboração da questão controversa central e dos argumentos de sustentação da tese defendida; e b) análise das relações de sentido estabelecidas pela utilização de conectores argumentativos.

A análise da unidade selecionada e o cotejo entre as orientações para o professor e o encaminhamento das atividades direcionadas ao aluno mostram que as técnicas argumentativas propostas pela Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996) e os estudos desenvolvidos pela Linguística do Texto (KOCH, 1984, 1993; MARCUSCHI, 2008) fundamentam o percurso adotado no apostilado.