Leandro Anderson Nunes (Mestrando-USP)

Este pôster se baseia na análise do apostilado da Coleção do Curso Anglo para a 3a série do ensino médio que atende a rede do Sistema Anglo de Ensino e a escolas da rede pública e particular que adotam o material. Desde a década de 1970 o Anglo usa apostilas que, segundo informações disponíveis no site, “viria revolucionar o setor de material didático”, além de “estender aos primeiros parceiros o seu sistema de ensino para vestibulares”.

O foco deste trabalho é analisar, à luz da teoria dialógica do discurso, em especial o conceito de texto e gêneros do discurso, a Aula 1 de redação apresentada no Caderno de Exercícios, com propostas de vários exercícios em torno da reflexão sobre a introdução da dissertação. O resultado desse estudo, ainda em andamento, aponta para dois aspectos: a organização do material e a sequência dos exercícios da Aula 1.

Quanto ao primeiro, as atividades se estruturam no diálogo com três apostilas do curso: Apostila-Caderno (em sala de aula); Livro-Texto, (consulta em casa); e Caderno de Exercícios. Nessa relação de diferentes textos instrucionais, as atividades que têm por finalidade ensinar os parágrafos de introdução da estrutura ortodoxa do texto dissertativo exploram cada percurso argumentativo apresentando trechos de textos para o aluno explicar as ideias apresentadas, elaborando exercícios de paráfrase.

A ênfase, nessa etapa, está no parágrafo-padrão, na sua construção, suas generalizações e especificações. Os aspectos estruturais são explorados nessa primeira etapa do ensino do texto dissertativo, sinalizando que é por meio do conhecimento das partes do texto que o aluno poderá produzir um bom texto.