Denísia Moraes dos Santos (Doutoranda –PUC-SP)

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o recorte de uma pesquisa, em andamento, voltada para a formação do leitor de textos literários. O ponto de partida é a investigação de uma abordagem de ensino de leitura que aponta para o diálogo existente entre obras da tradição clássica e a produção literária contemporânea como uma sugestão de proposta teórico-metodológica para auxiliar o professor no processo de construção do leitor.

Compõe o corpus desta pesquisa uma coletânea de textos organizada por mim, constituída por quatro obras da literatura brasileira -Dom Casmurro (1889), de Machado de Assis, Capitu sou eu (2003), de Dalton Trevisan, Amor de Capitu (1998), de Fernando Sabino, Capitu (1967), de Lygia Fagundes Telles e Paulo Emílio Sales Gomes - “Capitu” (2000), letra  da canção do músico Luiz Tatit. A partir desse corpus, prosseguimos nossa investigação com a análise das relações (1) entre textos, (2) entre discursos, (3) entre narradores e leitores.

Selecionamos, inicialmente, como apoio teórico, a categoria denominada cronotopo literário, do pensamento bakhtiniano, que compreende a dinâmica da relação espaço-temporal em análises de narrativas literárias a partir de posições enunciativas do narrador e do leitor. Esta pesquisa pretende contribuir com uma reflexão sobre metodologias capazes de auxiliar o professor no processo de formação do leitor.