1º Encontro Regional do GT Estudos Bakhtinianos, realizado na PUC-SP

postado em 01/02/2011

No dia 27/11/2010, o GT se reuniu na sala 3 do PEPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/ LAEL/PUC-SP

O encontro ocorreu das 8h30 às 12h30 e contou com a presença dos Professores Doutores Elisabeth Brait (PUC-SP), Coordenadora, Maria Inês Batista Campos (USP), Vice-Coordenadora, Adail Ubirajara Sobral (UCPEL), Doris de Arruda Carneiro da Cunha (UFPE), Maria Cristina Hennes Sampaio (UFPE), Maria de Fátima Almeida (UFPB), Miriam Bauab Puzzo (UNITAU), Sonia Sueli Berti Santos (UNICSUL), Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP). Justificaram ausência: João Bosco Cabral dos Santos (UFU), Maria de Fátima de Castro (UFU) e Renata Coelho Marchezan (UNESP). Ausentes: Pedro Farias Francelino (UFPB), Maria de Fátima Almeida (UFPB).

A finalidade foi discutir questões contempladas na Proposta aprovada pela Assembleia da ANPOLL em julho de 2010, planejar o Plano de Trabalho para o Biênio 2010 – 2012, propor atividades do GT para os encontros que ocorrerão em eventos nacionais e internacionais: ABRALIN (UFPR/Curitiba, 9 a 12/02/2011); InPLA (PUC-SP/São Paulo, 21-25/06/2011), VI Jornada do GP/CNPQ Linguagem, Identidade e Memória (10/2011).

As decisões do encontro centraram-se nos itens:A- Reorganização das Linhas temáticas:1.Análise dialógica do discurso: fundamentos teóricos e metodológicos do verbal e do verbo-visual2.

Diálogo entre a perspectiva bakhtiniana e outras abordagens3.Estudo, tradução e divulgação de textos de Bakhtin e o Círculo.As três linhas temáticas que congregam os projetos dos proponentes GT Estudos Bakhtinianos têm por objetivo pensar o homem, as culturas, a produção do conhecimento, as particularidades das atividades humanas, o papel da linguagem e das interações sociais na construção dos sentidos, bem como a alteridade como condição de identidade.

Além de estabelecer os conceitos-chave do pensamento linguístico-filosófico de Bakhtin e o Círculo e mobilizá-los para a compreensão de textos verbais, visuais e verbo-visuais, as linhas pretendem divulgar trabalhos pouco conhecidos, muitos ainda não traduzidos para o português.

Colocando em prática a dimensão dialógica desse pensamento, o grupo pretende expor seu funcionamento como uma arena em que outras teorias são convocadas como interlocutoras que expõem a polêmica epistemológica no que diz respeito aos estudos da linguagem.

B- Planejamento do II e III Encontros RegionaisABRALIN em Curitiba, 9 a 12 de fevereiro, Planejamento de um Banco de Dados digital da obra de M. Bakhtin e o Círculo;InPLA em São Paulo, 21 a 25 de junho, Leitura e discussão da obra de Caryl Emerson. Os 100 primeiros anos de Mikhail Bakhtin. Tradução de Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: DIFEL, 2003.Congresso Nacional da ANPOLL, 2012, Leitura e discussão da obra de K. Clark e M. Holquist. Bakhtin. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1998.