Luciana Castelani Casimiro (Universidade Cruzeiro do Sul)
O Ensino Fundamental básico é o alicerce principal para o começo de uma formação que delineará o sucesso ou fracasso escolar. A partir desta afirmação, o que se espera da leitura de textos variados de uma criança ao término do 1º ano do Ensino Fundamental básico? A proposta deste pôster baseia-se na leitura e construção de uma seqüência de atividades didáticas articuladas com um sistema de gêneros específicos e escolher o estilo de gêneros de acordo com a realidade dos alunos, com textos que circulam na sociedade e convoca a uma atitude receptiva e argumentativa. A pesquisa encontra-se em processo e está fundamentada nos pressupostos teóricos sobre: letramento, leitura, gênero do discurso e intervenção verbal; com prioridade nos conceitos de Bakhtin e seu circulo.
Metodologia: Optamos por uma abordagem qualitativa, permitindo a realização de uma pesquisa que descreve as situações concretas e a intervenção do pesquisador em função da resolução de problemas detectados, pois a pesquisa-ação exigirá uma relação entre pesquisador e pessoas da situação investigadora e participativa. O pesquisador compreende, interpreta e contribui para a descoberta de novos “fenômenos fidedignos”.
Resultados: De acordo com leituras e estudo de campo, a pesquisa forneceu conhecimentos no que se refere aos conceitos de alfabetização e letramento. Quanto aos materiais didáticos utilizados no processo de alfabetização foi possível obter conhecimentos práticos e teóricos que, inicialmente, permitem refletir sobre um novo modo de planejar contemplando ações transformadoras.