Enio de Oliveira (UNICAMP)

Este trabalho tem por objetivo mostrar os resultados parciais da tese Antologias de Biografias de Negros Brasileiros e Estadunidenses e Livros Didáticos de Inglês: lugares de construção de memórias para o negro. Exporemos, de um lado, os resultados de análises de livros didáticos de inglês utilizados no Ensino Fundamental II em escolas municipais em Campinas, em que as cultura e história do negro comparecem exclusivamente representadas por textos biográficos, e, de outro lado, análises de antologias de literatura negra e de antologias de biografias produzidas no Brasil e nos Estados Unidos. Selecionamos as antologias pautando-nos nos resultados das pesquisas do grupo “Antologias Bilíngües, Ensino de Língua(s) e Práticas Letradas”, principalmente, naqueles que apontam para o fato de que as antologias funcionam como artefatos culturais onde as memórias discursivas se atualizam (Serrani, 2006, p. 98). Mostraremos como essas antologias são um artefato cultural que, se utilizado no ensino de inglês, pode, como uma resposta tanto para a lei federal 10.693 de 2003,  complementar as dimensões discursivas das aulas e, ao mesmo tempo, proporcionar uma re-construção e uma visibilidade dos legados culturais negros.